Liturgia do Dia – 12/02/2016 (comentada)

Mateus 9, 14-15“O jejum agradável ao Senhor é uma misericórdia.  De que adianta o jejum se não amamos e não perdoamos? ‘Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão’, diz Jesus.”

Primeira leitura:  Isaías  58, 1-9a

Salmo Responsorial:  50

Evangelho:  Mateus 9, 14-15

-*-

A esperança que tomou o povo de Israel com o regresso do exílio não foi suficiente para que vivessem em conformidade com a vontade de Deus. Os tempos não eram fáceis e a prática do jejum visava encontrar respostas e soluções para os desafios que se faziam presentes.  Todavia, não passavam de ritualismos e inexistia a consciência de que viviam um novo tempo, o que os afastava da graça de Deus, pois não abandonaram os velhos costumes, que lhes conduziu, no passado, à ruína e à escravidão.

O próprio Deus, através do profeta  questiona a conduta de seu povo de forma veemente, mostrando que a prática religiosa, no caso o jejum, só tem valor e sentido em vista da caridade, ou seja, quando é expressão de amor a Deus e ao próximo, sem individualismo, sem falsidade.

O advento de Jesus inaugura o tempo messiânico, anunciado pelos profetas, logo, aos que O reconheciam (e reconhecem) como Salvador, há uma nova motivação para o jejum, que só  teve sentido em ser praticado pelos discípulos, a partir da ascensão do Senhor e até o Seu retorno definitivo.

Portanto, o jejum consiste, a partir do Novo Testamento, na expressão de espera do reencontro com o Salvador e tem uma dimensão de solidariedade humana, que conduz todos ao Reino dos Céus.

Assim, unindo-nos na Paixão de Jesus (manifestação ímpar do amor incondicional de Deus por nós), desejamos dar a Ele o lugar que lhe é devido em nossa existência,  e, através de gestos concretos de misericórdia, em favor de tantos irmãos pobres, famintos e necessitados, promover uma maior consciência do sentido esponsal da vida cristã.

Convertei-nos, ó Senhor, em Vossa Misericórdia!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s