Liturgia do Dia -16/02/2016 (comentada)

Mateus 6, 7-15“A escuta da Palavra de Deus  nos desperta e nos conduz para  a conversão e para a aliança com o Senhor. Rezar é entrelaçar nossa vida com o Senhor da vida”.

Primeira leitura:  Isaías 55, 10-11

Salmo Responsorial:  33

Evangelho:  Mateus 6, 7-15

-*-

O final do Livro de Isaías, ressalta o retorno à pátria e a participação do povo escolhido na natureza divina, mas de forma especial trata da escuta da Palavra como canal pelo qual o homem se aproxima de Deus e com isso de sua misericórdia.

Viva e eficaz, a Palavra realiza a salvação, pois é a manifestação da vontade do Pai e, por isso, produz os efeitos que Ele deseja.

Assim, a Palavra de Deus que consolava e trazia esperança ao povo cativo, hoje também nos salva.  Cristo é a Palavra viva descida do céu e tal qual a promessa de Deus, morreu e ressuscitou, abrindo-nos o caminho para que a vontade de Deus, a Salvação, se realize.

Neste tempo quaresmal, em que buscamos caminhar em penitência para celebrarmos juntos a Páscoa do Senhor, a Palavra nos direciona à simplicidade da relação com o Pai, exortando-nos a Perdoar, para sermos perdoados, sem muito falar, mas em muito acolher o dom pelo qual somos salvos e partilharmos com generosidade, em especial com aqueles que nos fizeram algum mal, na certeza de que Ele nunca nos faltará.

Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s