Liturgia do Dia – 18/02/2016 (comentada)

mateus 7, 7-12“Devemos contar com nossa força humana, mas sem jamais dispensar a força de Deus, como nos demonstra a rainha Ester, pois quem pede com fé, alcança.”

Primeira leitura: Ester 4, 17n.p-r.aa.bb.gg-hh

Salmo Responsorial:  137

Evangelho:  Mateus 7, 7-12

-*-

A oração de Ester revela uma mulher em extrema angústia, que encontra o refúgio na oração.  A sua aflição não nasce propriamente em si, mas do povo hebreu que corria perigo em decorrência de um decreto que o condenara ao extermínio.  Antes de recorrer ao seu marido, a rainha da Pérsia recorrera a Deus, em favor dos seus, reconhecendo a sua pequenez e incapacidade de agir por si.

Ester enaltece a fortaleza de Deus e em contraponto se reconhece sozinha e dependente, mas é importante destacar que a sua humilhação perante o Senhor não visa um interesse próprio, mas daqueles que estão em perigo.  Pede a coragem, a sabedoria e a ajuda necessária para cumprir a sua missão intercessora, em favor dos que correm risco de morte.

Em Jesus a dignidade filial é colocada em destaque, mas é Deus quem dá a quem pede e, abre a quem bate.  E é aqui, no reconhecimento da própria pequenez, quede Ester nos é exemplar:  O Pai escuta sempre os pedidos dos filhos e dá-lhes o que é melhor para eles.

O exemplo é enriquecido com o chamado:  “Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.  E nós acrescentamos, nisto consiste o amor e a misericórdia.

Oremos uns pelos outros.

Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

Michelle Neves – Ministra do Acolhimento

Bacharel em Teologia pelo ISCR da ArqRio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s