Segunda Catequese Jubilar do Papa Francisco – 20/02/2016

brasão-papa_-Francisco

JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA
Papa Francisco

AUDIÊNCIA JUBILAR
Misericórdia e Compromisso

Praça de São Pedro
20 de fevereiro de 2016

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Jubileu da Misericórdia é uma verdadeira oportunidade de se aprofundar no mistério da bondade e do amor de Deus. Neste tempo de Quaresma, a Igreja nos convida a saber mais e mais sobre o Senhor Jesus, e viver de uma forma consistente fé com um estilo de vida que expressa a misericórdia do Pai. É um compromisso que somos chamados a assumir a fim de oferecer a todos aqueles que encontramos o sinal concreto da proximidade de Deus. Minha vida, minha atitude, o caminho a percorrer para a vida que deve ser um sinal tangível do fato de que Deus está próximo nós. Pequenos gestos de amor, de ternura, de cuidados, o que sugere que o Senhor está conosco, está perto de nós. Então, ele abre a porta da misericórdia.

Hoje eu gostaria brevemente para refletir convosco sobre o assunto desta palavra que eu disse, o tema de compromisso. O que é um compromisso? E o que significa isso para se envolver? Quando eu me comprometo, isso significa que eu assumo uma responsabilidade, uma tarefa a alguém; e isso também significa o estilo, a atitude de lealdade e dedicação de uma atenção especial com a qual eu levar a cabo esta tarefa. Todos os dias somos convidados a colocar esforço no que fazemos: na oração, no trabalho, no estudo, mas também no esporte, as atividades gratuitas … Envolver-se, em suma, é para colocar a nossa boa vontade e nossos esforços para melhorar a vida .

E Deus nos confiou. Sua primeira tarefa foi a de criar o mundo, e apesar de nossas tentativas de arruinar – e há muitos – Ele concorda em mantê-lo vivo. Mas seu maior compromisso era nos dar Jesus. Este é o maior compromisso de Deus! Sim, Jesus é apenas o compromisso extremo que Deus tomou contra nós. Também lembra São Paulo quando ele escreveu que Deus “não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós” (Rm 8,32). E, por isso, juntamente com Jesus, o Pai nos dá tudo o que precisamos.

E como tem sido demonstrado esse compromisso de Deus para conosco? É muito simples encontrá-lo no Evangelho. Em Jesus, Deus se envolveu em uma forma completa para devolver esperança aos pobres, àqueles que foram privados de dignidade, aos estrangeiros, os doentes, os presos, e pecadores que acolheu com bondade. Em tudo isso, Jesus era uma expressão viva da misericórdia do Pai. E devo mencionar isto: Jesus acolheu os pecadores com bondade. Se pensarmos de uma maneira humana, o pecador seria um inimigo de Jesus, um inimigo de Deus, mas Ele se aproximou deles com carinho, amou-os e mudou seus corações. Somos todos pecadores: todos! todos nós temos alguma culpa diante de Deus. Mas não perder a confiança: Ele se aproxima apenas para nos dar o conforto, misericórdia, perdão. E ‘Este é o compromisso de Deus e por isso que Ele enviou Jesus: para aproximar-se de nós, de todos nós, e abrir a porta do seu amor, do seu coração, da sua misericórdia. E isso é muito bonito. Muito bonito!

Começando pelo amor misericordioso com que Jesus expressou um compromisso com Deus, também nós podemos e devemos responder ao seu amor com nosso compromisso. E isto especialmente em situações de maior necessidade, onde há mais fome de esperança. Eu acho que – por exemplo – o nosso compromisso com as pessoas abandonadas, com aqueles que estão em grande desvantagem, com o mais seriamente doentes, com os que beiram a morte, com aqueles que não são capazes de expressar gratidão … Em todas estas situações nós trazemos a misericórdia de Deus através de um compromisso de vida, que é o testemunho da nossa fé em Cristo. Devemos sempre tomar a carícia de Deus – porque Deus nos acariciou com a sua misericórdia – trazê-la para os outros, para aqueles que dela necessitam, para aqueles que têm uma dor no coração ou está triste: se aproximar com a carícia de Deus, a mesma que ele nos deu.

Que este Jubileu nos ajude no nosso tempo e no nosso coração, para sentir o compromisso de Deus para cada um de nós, e por isso transformar nossas vidas em um compromisso de misericórdia para todos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s