Liturgia do Dia – 27/02/2016 (comentada)

Lucas 15, 1-3.11-32“A  misericórdia divina nos faz viver de novo.  Jesus mostra-nos como o Pai não conta com o que fizemos, mas olha para dentro do coração humano disposto a acolhê-lo de novo.  Assim age o Deus de Jesus.”

Primeira leitura: Miqueias 7, 14-15.18-20

Salmo Responsorial: 102, 1-12

Evangelho:  Lucas 15, 1-3.11-32

-*-

O contexto da primeira leitura retrata um povo que enfrenta grandes dificuldades ao sair do exílio, levando o profeta a levantar seu lamento e súplica ao Senhor, que o responde ao reservar um local no deserto para apascentar o rebanho disperso.  A segurança e a confiança são restabelecidas e, assim, com emoção do profeta se dirige a Deus Pai, que os perdoa e apaga suas culpas, comovido pelo sofrimento dos seus filhos, um hino de louvor.

A Parábola do Filho Pródigo, tal qual todas as demais parábolas da misericórdia, apresentadas em Lucas 15, são dirigidas aos que tem o coração empedernecido, mais precisamente fariseus e chefes da lei, que criticavam Jesus pela forma como acolhia os pecadores e se familiarizava com eles, no momento comum das refeições.

Jesus revela o rosto do Pai que, apesar da infidelidade do filho, jamais em seu coração, afastou-se dele, por isso o recebe de volta com extrema alegria,  restabelecendo-o na aliança, e restituindo a sua dignidade perdida.

A compaixão do Pai não é compreendida e aceita pelos filho mais velho, que negou-se a participar da festa promovida.  Ele, assim como fariseus e chefes da lei, fechado em si mesmo, não era capaz de compreender que onde há amor, não há espaço para a falta de acolhida e transborda a misericórdia.

A quaresma é o tempo, por excelência, do encontro do Pai com seu(s) filho(s).  Não importa os erros cometidos, Ele sempre nos espera e já nos tem reservado a túnica e a aliança que nos faz pertencentes ao seu reino.

É o tempo de abrir o coração e se preparar para viver com a alegria, o perdão e a misericórdia, daquele que nos deseja a verdadeira felicidade.

O Senhor é indulgente e favorável!

Michelle Neves – Ministra do Acolhimento

Bacharel em Teologia pelo ISCR-ArqRio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s