Liturgia do Dia – 02/03/2016 (comentada)

Mateus 5, 17-19“É a Lei da nova Aliança que devemos observar, pois, em Jesus, ela se realiza plenamente. Seu desejo é que ela esteja presente em nós e no meio de nós.”

Primeria leitura:  Dt 4,1.5-9

Salmo Responsorial:  147

Evangelho:  Mateus 5, 17-19

-*-

Moisés orienta o povo para o cumprimento das leis e decretos ensinados conforme a ordem de Deus, destacando a importância de jamais esquecerem a história do povo, cujo Senhor sempre está presente.

O cumprimento das leis e decretos, conforme a leitura veterotestamentária é condição para realização da vocação de povo escolhido, além de passaporte para adentrar na terra prometida e a garantia de que atrairiam a admiração e o respeito de todas as nações.Mas acima de tudo ela também é uma resposta de fidelidade e amor a Deus libertador.

Em Jesus, portanto, o conjunto normativo encontra a sua plenitude. As Bem-aventuranças (v. 1-12) revelam os caminhos que colocam o povo em comunhão com Deus, pois proclamam a libertação e a justiça do Reino, retratadas pelas ações e Palavras do Filho, que revelam que a observância da lei, é muito mais que o cumprimento de preceitos, mas serve de inspiração para uma sociedade misericordiosa e  comprometida com o bem comum (v. 13-16).

Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Michelle Neves – Ministra do Acolhimento

Bacharel em Teologia pelo ISCR-ArqRio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s