Liturgia do Dia – 04/03/2016 (comentada)

Marcos 12, 28b-34“O profeta nos ensina que é preciso encontrar Deus presente nos acontecimentos da vida e da história.  O caminho da conversão é o amor, como nos ensina Jesus.”

Primeira leitura:  Oséias 14, 2-10

Salmo Responsorial 80, 6-17

Evangelho:  Marcos 12, 28b-34

-*-

A conversão sincera e a confissão dos pecados são exigências reais para o restabelecimento da comunhão com Deus. Todavia é imprescindível reconhecer que somente quem percorre os caminhos do Senhor poderá alcançar o Reino de Deus.  Este caminho é o amor.

Utilizando termos de raríssima beleza, o próprio Deus, através de Oséias, exorta o Povo de Israel a reconhecer os pecados cometidos, renunciar as práticas que os levavam à miséria e acolher o amor divino, de forma lúcida (Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor!)

Em Jesus este amor alcança o seu ápice.  Ao ser questionado sobre o primeiro de todos os mandamentos, não se limita a uma resposta superficial, mas mergulha profundamente no cerne da questão:  A centralidade do amor a Deus está necessariamente vinculada ao amor ao próximo. Não há como afirmar que ama a Deus, sem viver este amor pelo semelhante.

O próprio Mestre da Lei, afirma que o amor pelo semelhante vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios, posto que implica que renunciemos à nossas certezas e olhemos o próximo com o mesmo dinamismo e vigor com que Deus nos vê, e mesmo diante de nossa pequenez, nos ama e quer bem.

Jesus introduz, assim, a grande novidade:  o Reino de Deus. E leva-nos a compreender que o Reino não é necessariamente caracterizado por seus aspectos materiais, mas pela plenitude do amor que promove a vida, e realiza a presença de Deus em todos.

“Ouve, meu povo, porque eu sou teu Deus!”

Michelle Neves – Ministra do Acolhimento

Bacharel em Teologia pelo ISCR-ArqRio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s