Liturgia do Dia – 10/03/2016 (comentada)

joão 5, 31-47“O povo rompeu sua Aliança com Deus, sua fidelidade, e Moisés, suplica por ele.  É Jesus a Aliança eterna, a qual devemos sempre ser fiéis.”

Primeira leitura:  Êxodo 32,7-14

Salmo Responsorial: 105

Evangelho:  João 5, 31-47

-*-

A liturgia de hoje faz um chamado à maturidade da fé. Libertados por Deus e cientes da aliança celebrada, o povo ignora os fatos ocorridos num passado recente e rende-se à idolatria quando encontra dificuldades.  Moisés é aí o exemplo de quem não esquece dos prodígios de Deus e sabe colocar-se, inclusive, na condição dos seus, intercedendo por eles.

Nota-se que a generosidade de Moisés o faz recusar a proposta de tornar-se pai de um povo, demonstrando que a sua solidariedade abarcava a fé na salvação de todos os seus.

A atitude de Jesus não é diferente.  Ele aponta aos judeus a fragilidade de sua fé, que foi incapaz de acolher os testemunhos que comprovavam estarem diante do Deus vivo, do Deus que, embora não trouxesse nada do que eles já não soubessem, estava ali, para a salvação de todos.

Jesus é assim, o novo Moisés, que pela renuncia de si, reunificou o povo na aliança, agora eterna, pois na morte, o Senhor o levou à ressurreição.  Mais uma vez, a Palavra de Deus, no texto veterotestamentário, se realizou em Cristo, e também se realiza em nós, quando nos comprometemos com a justiça divina, trabalhamos em prol do bem comum, de forma caridosa e generosa e intercedemos por tantos irmãos, que seduzidos pelas glórias do mundo, renunciam ou ignoram a Misericórdia que salva.

Conservai-nos, Senhor, em vosso caminho!

Michelle Neves – Ministra do Acolhimento
Bacharel em Teologia pelo ISCR-ArqRio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s