Liturgia do Dia – 14/03/2016 (comentada)

João 8, 12-20“Jesus é a fonte da vida e à sua luz saberemos discernir entre a verdade do Reino e as coisas do mundo.  Viver no mundo sem Deus é preferir as trevas.  Viver no mundo sob a luz de seu amor é saber enxergar sua presença sempre amorosa no meio de nós.  Deus continua confiando em nós.  É preciso corresponder a sua confiança; e isso só é possível se vivermos em sua luz.  Longe dele não há vida, junto dele tudo é dia sem fim.”

Primeira leitura:  Daniel 13, 41c-62

Salmo Responsorial:  22

Evangelho:  João 8, 12-20

-*-

Temos na primeira leitura a presença de uma mulher justa que é levada a julgamento por não se permitir contrariar os valores intrínsecos a sua fé, e, com isso, atender a permissividade leviana de dois homens indignos.

A personalidade da protagonista do texto veterotestamentário  revela assim que mesmo numa situação de iminente perigo e desonra , a confiança em Deus não foi abalada e por isso o Senhor escutou a sua voz.

Jesus, no Evangelho de hoje vem corroborar com o ensinamento da primeira leitura, demonstrando que como fonte da vida, todos a todos os que O seguem está garantia a luz da vida, pois nEle se realiza plenamente a promessa do Pai.

Daí a relação simbiótica entre o Filho e o Pai, que dão testemunham um do outro. Ambos estão intrinsecamente ligados, para a salvação de todos.  E é esta a ligação a qual somos chamados a viver.

A confiança em Deus parte da acolhida da sua Verdade, materializada em Jesus, Palavra eterna do Pai a qual nos sustenta, nos dá segurança e ilumina os nossos caminhos.

Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei, estais comigo!

Michelle Neves – Ministra do Acolhimento

Bacharel em Teologia pelo ISCR-ArqRio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s