Liturgia do Dia – 30/03/2016

lucas 24, 13-35“Os apóstolos ofereceram o que tinham àquele aleijado:  Jesus de Nazaré dizendo-lhe: ‘ Levanta-te e anda’.  A face de Cristo ressuscitado resplandece na Eucaristia e no rosto de cada irmão e irmã.”

Primeira leitura:  Atos dos Apóstolos 3, 1-10

Salmo Responsorial:  104, 4-9

Evangelho: Lucas 24, 13-35

-*-

Era comum no contexto da Israel antiga que enfermos e mendigos pedissem esmolas à porta do templo, cujos judeus, como Pedro e João participavam dos cultos.  O milagre realizado porém era uma novidade, um sinal de que um novo tempo fora inaugurado. A obra libertadora de Jesus continua e é eficaz quando se crê, e promove a vida, pois é feita em Seu nome.

O Evangelho confirma o Poder libertador do nome de Jesus, rico em detalhes, pode ser sintetizado na importância de se acolher a Palavra e a Eucaristia, centro da caminhada cristã.

Finalizada a Semana Santa e renovados pela Ressurreição do Senhor, o Evangelho nos reporta a caminhada de dois discípulos ao velho mundo, desiludidos pois ainda não haviam experimentado esta realidade, que significa a vitória da vida sobre a morte, sobre a opressão, a injustiça e tantos males.  Assim também acontece nos dias de hoje.

Muitos fiéis, ouvem falar que Jesus ressuscitou, mas não saboreiam os frutos de sua glória, pois necessitam da materialização dos fatos diante de seus olhos, nos limites que eles mesmos estabelecem.  Esqueceram do Jesus que revela o plano de Deus e que é capaz de recuperar a esperança no futuro, nos “pequenos” detalhes: Palavra e Eucaristia.

Exulte o coração dos que buscam o Senhor!

Michelle Neves – Ministra do Acolhimento

Bacharel em Teologia pelo ISCR-ArqRio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s