Liturgia do dia – 31/03/2016 (comentada)

lucas 24, 35-48“O apóstolo diz com firmeza: ‘Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos’. E Cristo se faz presente, firmando os apóstolos em sua missão de anunciar o Reino.”

Primeira leitura:  Atos dos Apóstolos 3,11-26

Salmo Responsorial:  8

Evangelho:  Lucas 24, 35-48

-*-

A liturgia de hoje não é só rica de informações, mas também é de extrema delicadeza ao dimensionar a misericórdia de Deus pela humanidade.

Logo na Primeira leitura Pedro aponta ao povo de Israel que aquele que rejeitaram e entregaram à morte é o escolhido do Senhor, o ressuscitado pelo qual o Nome reacendeu a fé do paralítico, restabelecendo inteiramente a sua saúde.

A notícia da ressurreição era do conhecimento de todos, muitos puderam testemunhar que verdadeiramente Jesus venceu a morte, mas a novidade agora se apresentada numa nova situação:  um homem experimentou um milagre realizado graças à fé.

E como se isso não bastasse, Pedro revela a misericórdia do Senhor, que compreende a ignorância dos que ainda não acreditavam e se reporta às profecias para chamá-los à conversão; à viverem plenamente a graça que o Senhor tem a oferecer a todos, inclusive aos que um dia o rejeitaram.

A Palavra aqui também se destaca.  Pedro os exorta a acolhê-la de todo coração e alma:  ‘Escutai tudo o que ele vos disse.  Quem não der ouvidos a esse profeta, será eliminado do meio do povo’.

A alegria da ressurreição do Senhor, naturalmente foi causa de espanto, mas só num primeiro momento. O Jubilo experimentado tão logo o próprio Jesus se apresentar “sou eu mesmo!” transformou-se numa grande festa e na plena compreensão de que seu sofrimento  e morte de cruz, não eram o fim, mas o sinal da sua glória.  A glória de quem venceu a morte e nos deu a vida eterna.

Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!

Michelle Neves – Ministra do Acolhimento

Bacharel em Teologia pelo ISCR-ArqRio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s