Eucaristia, alimento da Misericórdia

Corpus Christi 2016

A Solenidade de Corpus Christi será comemorada no dia 26 de maio. A celebração, que ocorre sempre numa quinta-feira para lembrar o dia em que Jesus instituiu a Eucaristia, terá como lema: “Eucaristia: alimento da Misericórdia!”. Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, a data é precedida há 90 anos pela Semana Eucarística, que acontece no Santuário da Adoração Perpétua, a Igreja de Sant’Ana, no Centro.

A primeira missa do dia será realizada na Igreja de Sant’Ana pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, às 10h, encerrando a Semana Eucarística. A solenidade tem continuação à tarde com concentração na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, no Centro, às 15h, onde serão realizadas as Vésperas, às 15h30, seguidas de procissão até a Catedral Metropolitana de São Sebastião, na Avenida Chile. Na Catedral, Dom Orani fará a bênção do Santíssimo e presidirá a Santa Missa.

Outra novidade será no tapete que é confeccionado todos os anos para a passagem da procissão: será estendido desde o altar da matriz até o lado de fora, e ainda não se tem confirmação de que seguirá pela Avenida Chile. Portanto, ele poderá ocupar toda a frente da Catedral, se necessário.

Gesto concreto

O coordenador arquidiocesano de Pastoral, monsenhor Joel Portella Amado, organizador do evento, chamou a atenção para o gesto concreto devido ao Ano Santo da Misericórdia: pediu para que cada participante leve um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será doada para instituições de caridade, por ordem de necessidade, de acordo com uma pesquisa a ser feita pela Cáritas e pelo Vicariato para a Caridade Social, que ficarão responsáveis por esses donativos.

“É um costume que se tem e que fica ainda mais importante nesse Ano da Misericórdia. Se cada pessoa levar um quilo, a nossa média ficará acima de 80 toneladas de alimento, de acordo com a expectativa de participação na procissão”, exemplificou.

Para receber os alimentos durante a procissão, haverá picapes e vans ao longo do trajeto, aonde os alimentos poderão ser entregues.

Ano da Misericórdia

Padre Laudares destacou que Jesus Eucarístico é um sinal do perdão e da Misericórdia de Deus. Por isso é importante celebrar Corpus Christi de coração aberto.

“Foi por amor que Jesus se entregou na cruz para nos salvar. E nas vésperas dessa entrega, ele instituiu a Eucaristia dentro da Ceia Judaica, em que se imolava o Cordeiro Pascal. Então Ele é Misericórdia à medida que Ele é o Cordeiro que tira os nossos pecados. Portanto, a Eucaristia é um sinal muito vivo da Misericórdia de Deus para a Igreja e para cada um de nós”, afirmou padre Laudares.

Monsenhor Joel explicou que a Arquidiocese do Rio de Janeiro, ao viver o Ano da Misericórdia, o faz em duas vertentes, assim como no Evangelho: a Misericórdia acolhida e a Misericórdia transmitida. O que significa que quanto mais se acolhe a Misericórdia, mais se doa ao próximo.

“Se eu não transbordar a Misericórdia que Deus tem comigo na direção de quem precisa, sejam os pobres, os sofredores, os doentes, sejam os pecadores, essa Misericórdia desaparece. Todo presente é dado para ser usado, e Deus nos dá esse presente para que usemos com as outras pessoas”, pontuou.

Ele convidou todos a participarem da Semana Eucarística na Igreja de Sant’Ana. Também pediu para que os fiéis, mesmo participando das atividades de Corpus Christi em suas comunidades, vão à procissão celebrar em unidade com o restante da arquidiocese. “Precisamos rezar juntos porque o Brasil precisa de oração e de paz”, ressaltou.

A parábola do Filho Pródigo norteará as atividades deste ano, uma vez que mostra o amor misericordioso do Pai, que acolhe aos seus filhos, independente de merecimento.

Outras informações acesse: Portal da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Fonte: ArqRio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s