Blogueiros Católicos no Retiro da Pascom

CAMINHAR JUNTO COM A IGREJA PROMOVENDO A PASTORAL DAS GRANDES CIDADES

eblog 1

Movimento que reúne católicos mantenedores de páginas independentes da internet, os ‘blogueiros católicos’ do Rio também se preparam para participar, no próximo dia 8 de outubro, a partir das 8h30, do Retiro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), no Santuário Mariano de Schoenstatt. Com blogs que não tratam apenas ou exclusivamente de temas religiosos, o grupo composto por cineastas, jornalistas, designers, colecionadores, advogados, dentre outros profissionais, e que atualmente conta com 600 participantes entre blogueiros e interessados, compartilha suas ideias, inquietudes e trabalhos a partir dos valores cristãos e, por isso, contribue com a nova evangelização.

“Muitos devem estar se perguntando: por que a participação dos blogueiros católicos no retiro da pascom? Os blogueiros comunicam e também opinam. Embora não façam parte da voz oficial da Igreja é importante que eles também tenham essa preparação e que estejam em sintonia com a arquidiocese. Priorizamos a participação no retiro para que a gente possa caminhar junto com a Igreja a partir da realidade das pastorais das grandes cidades”, enfatizou a coordenadora dos blogueiros católicos no Rio, Michelle Neves.

Criado em setembro de 2011 e com mais de cinco anos de atuação na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, os ‘blogueiros católicos’ do Rio realizam todos os anos o E+Blog, um encontro com o objetivo de estreitar o relacionamento entre os blogueiros e aprofundar os valores cristãos a partir da abordagem de algum tema atual à luz da fé, além da partilha e troca de conhecimentos sobre marketing, ética, novas tecnologias, mídias digitais e redes sociais através de oficinas.

Michelle Neves, que também faz parte da Comissão Arquidiocesana da Pascom, falou ainda sobre o tema que será abordado no retiro, e como ele foi escolhido.

“Todos os retiros a gente busca fazer um link com o ano seguinte. Ano passado falamos sobre a misericórdia, trazendo a realidade do Ano Santo da Misericórdia. Neste ano estamos trabalhando a pastoral das grandes cidades, que é um chamado que Dom Orani fez a Arquidiocese do Rio e que deve começar a ser trabalhado em outubro, em virtude da quantidade de atividades na arquidiocese e na Igreja pelo mundo. Esse retiro é muito importante, por ser o único encontro do ano voltado para a formação espiritual. É um encontro em que nós estamos em comunhão”, ressaltou.

Traçando novas diretrizes e estruturas de atuação com o objetivo de dar mais dinamismo aos blogueiros católicos, alcançar novos públicos e, principalmente, beneficiar a Igreja, sem deixar de lado a identidade e a independência de cada produtor de conteúdo participante do movimento, o ano de 2017 será muito promissor não só para os blogueiros, mas também para os internautas que acompanham o trabalho realizado pelo grupo, que também se preocupa com a dimensão social da cidade.

“Esse encontro é o primeiro passo para um 2017 com muito trabalho de evangelização, muita alegria e muito acolhimento para todas as pessoas que vivem e frequentam a nossa cidade, que tanto sofre em questões de violência, isolamento, depressão, entre outros problemas sociais”, disse Michelle.

Mais informações sobre os ‘Blogueiros Católicos’ do Rio você encontra na página do Facebook E+Blog (@EblogRio).

Retiro Arquidiocesano da Pascom: Últimas vagas

De acordo com a Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação, o encontro é destinado não só aos agentes da Pascom, mas também aos blogueiros católicos que atuam na Arquidiocese do Rio. As inscrições já se encerraram, mas ainda restam algumas vagas abertas no valor de R$ 25, incluso material de apoio e almoço, e podem ser feitas através do e-mail pascom.arqrio@gmail.com.

Fonte: ARQRio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s