24 horas para o Senhor – 3a. hora

24 horas para o senhor blog“Quem é o meu próximo? “(Lc 10,29).  Lembram-se? Com a parábola do Bom Samaritano Jesus responde à pergunta de um doutor da lei, depois que este citara o texto que diz: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, com toda a lama, com todas as forças, e com toda a mente, e o próximo como a ti mesmo. (Lc 10,27).  O Bom Samaritano é o próprio Cristo, e foi ele quem por primeiro se aproximou de nós, fazendo de nós o seu próximo, para nos socorrer, curar-nos salvar-nos.

Mas se ainda há alguma distância entre Deus e nós, isto não depende senão de nós, dos obstáculos que interpomos a esta aproximação.

O pecado que mora em nosso coração, as injustiças que cometemos o ódio e as divisões que alimentamos: tudo isto nos leva a não amarmos ainda mais a Deus de toda a nossa alma, com todas as nossas forças.

O tempo quaresmal é o tempo privilegiado da purificação e da penitência que permite ao Senhor fazer-nos o seu Próximo e salvar-nos com o Seu Amor.  O segundo mandamento é semelhante ao primeiro (Mt 22, 39) e forma como o primeiro um todo único.  Devemos amar os outros com o mesmo Amor que Deus derrama em nossos corações e com o qual Ele mesmo nos ama.  Aqui também, quantos obstáculos para fazer do outro o nosso próximo:  ainda não amamos bastante a Deus e a nossos irmãos!

Por que ainda temos tantas dificuldades para abandonar a fase, importante mas insuficiente, da reflexão, das declarações e das profissões, para nos fazermos emigrantes com os emigrantes, refugiados com os refugiados, pobres com aqueles que se acham desprovidos de tudo?

São João Paulo II, Meditações e Orações

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s