24 horas para o Senhor – 5a. hora

24 horas para o senhor blogA esmola, sinal de justiça

O apelo à penitência, à conversão, significa um chamamento à abertura interior “aos outros”.  Nada pode substituir, na história da Igreja e na história da humanidade, este apelo.  Este apelo tem muitos destinatários.

Dirige-se a todos os homens e a cada um por motivos próprios a cada um.  Cada homem deve portanto mirar-se nos dois aspectos da destinação deste chamamento.  Cristo exige de mim uma abertura ao outro.  Mas que outro? Aquele que está aqui, neste momento!  Não se pode “adiar” este apelo de Cristo para um momento indefinido, no qual aparecerá aquele mendigo “qualificado” para me estender a mão.

Devo estar aberto a cada homem, pronto a “me entregar”.  Entregar-me com o quê? Bem sabemos que às vezes com uma só palavra podemos “dar um presente” ao outro;  mas com uma só palavra podemos também machucá-lo, injuriá-lo, feri-lo.  Podemos às vezes matá-lo moralmente.  É preciso portanto acolher este chamamento de Cristo nas ordinárias situações do dia-a-dia, de convivência e contato, onde cada um de nós é sempre aquele que pode “dar” aos outros e, ao mesmo tempo, aquele que sabe aceitar aquilo que os outros podem oferecer-lhe…

Não posso manter-me fechado e ser ingrato.  Não posso isolar-me.  Aceitar o chamado de Cristo para me abrir aos outros exige, como se vê, uma reelaboração de todo o estilo de nossa vida cotidiana.

É preciso atender a este apelo de Cristo nas dimensões reais da vida.  Não adiar para condições e circunstâncias diversas, e para quando se apresentar essa necessidade.  É preciso perseverar continuamente nessa atitude interior.  De outro modo, quando surgir aquela situação “extraordinária” talvez aconteça não termos a disposição adequada.

São João Paulo II, Meditações e Orações

Deixe um comentário

