24 horas para o Senhor – 6a. hora

24 horas para o senhor blogA conversão passa pela Cruz

Para se converter a Deus de modo essencial e radical, é preciso voltar-se àquele “princípio”, ao início do pecado humano e da morte, que tem aí sua origem.

É preciso de novo encontrar a consciência do pecado que foi o início de todo o pecado sobre a terra, que se tornou o fundamento duradouro e a fonte da pecaminosidade humana.

Esse pecado original permanece, com efeito, em todo o gênero humano.  Ele é em nós a herança do primeiro Adão.  E mesmo apagado no Batismo, por obra de Cristo, “o segundo Adão” (1Cor 15,45), esse pecado deixa em cada um de nós os seus efeitos.

Converter-se a Deus como o quer a igreja, neste período de 40 dias da Quaresma, quer dizer descer até as raízes da árvore que, nas palavras do Senhor, “não produz bons frutos (Mt 3,10).

Não existe outro jeito para curar o homem.  Assim, portanto, para “converter-se” do modo como a Igreja espera de nós, durante a Quaresma, devemos hoje voltar ao “princípio”: àquele “tu és pó e ao pó hás de voltar” para outra vez nos encontrarmos no “novo início” da Ressurreição de Cristo e da Graça.  Este caminho passa portanto pela Sexta-feira Santa.  Passa pela Cruz.  Não há outro caminho para a plena “conversão”.  Nesse caminho, único, espera-nos Aquele que o Pai, por amor, “fez pecado por nós” (2Cor 5,21), embora não tivesse cometido pecado algum, “para que nele fôssemos justiça de Deus”.

Sigamos pelo caminho dessa conversão e reconciliação com Deus, colaborando particularmente neste período de quarenta dias, com Cristo, mediante a oração, a esmola e o jejum.

Ó Deus, cria em mim um coração puro e suscita em meu peito um espírito resoluto!” (Sl 50[51],12)

São João Paulo II, Meditações e Orações

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s