24 horas para o Senhor – 12a. hora

24 horas para o senhor blogA conversão interior, fundamental para o Ecumenismo

Enquanto os cristãos, hoje, se esforçam para reconciliar o mundo, sentem mais que nunca a forte necessidade de se reconciliarem plenamente entre si.  Com efeito, o pecado da divisão entre os cristãos, que existe há séculos, pesa fortemente sobre a Igreja.  A gravidade desse pecado foi claramente demonstrada no Concílio Vaticano II, que declarou: “Sem dúvida alguma, esta discórdia está em aberta contradição com a vontade de Cristo; provoca um obstáculo no mundo e prejudica a santa causa da proclamação da boa nova a toda criatura” (Unitatis redintegratio,1).

A restauração da unidade entre os cristãos é uma das maiores preocupações da Igreja na última parte do século XX.  E essa tarefa compete a todos nós.

Ninguém pode eximir-se a esta responsabilidade.  Ao contrário, cada fiel pode dar a sua contribuição, por menor que pareça, e todos são chamados àquela conversão interior que é a condição fundamental do Ecumenismo.  Como ensinou o Concílio Vaticano II:  “Esta mudança no coração e na santidade de vida, juntamente com as orações públicas e privadas pela unidade dos cristãos, deve ser considerada a alma de todo o movimento ecumênico, e pode com toda razão chamar-se de ‘ecumenismo espiritual'” (Unitatis redintegratio, 8).

São João Paulo II, Meditações e Orações

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s