24 horas para o Senhor – 13a. hora

24 horas para o senhor blogA conversão, dom de Deus para a Igreja

“Retornai a mim… e eu retornarei a vós! (Zc 1,3) A Igreja se converte a Cristo para renovar a consciência e a certeza de todos os seus dons, daqueles dons de que foi par ele agraciada mediante a Cruz e a Ressurreição.  De fato, Cristo é ao mesmo tempo o Redentor e o Esposo da Igreja.  Cristo, como Redentor e Esposo, a instituiu entre homens fracos, entre homens pecadores e falíveis, mas ao mesmo tempo , a instituiu santa, forte e infalível.

E ela é assim não por força humana, mas pela força dos dons de Cristo.  Crer na força da Igreja não quer dizer crer na força dos homens que a compõem, mas crer no dom de Cristo, no poder “que se manifesta plenamente na fraqueza” (2Cor 12,9).

Crer na santidade da Igreja não quer dizer crer na perfeição natural humana, mas crer no dom de Cristo, o dom que de nós, herdeiros do pecado, nos faz os herdeiros da santidade divina.  Crer na infalibilidade da Igreja não quer dizer, – de modo algum – crer na infalibilidade humana, mas crer no dom de Cristo, o dom que aos homens falíveis permite proclamar infalivelmente e infalivelmente confessar a verdade revelada para a nossa salvação.

A Igreja da nossa época – desta difícil e perigosa época em que vivemos, uma época crítica – deve ter particular certeza do dom de Cristo, o dom da força, o dom da santidade, o dom da infalibilidade.

Quanto mais estiver consciente da fraqueza, pecaminosidade, falibilidade humana, tanto mais deve conservar a certeza destes dons, que provêm do seu Redentor e Esposo.  E este  é também um caminho essencial da conversão quaresmal da Igreja a Cristo.

São João Paulo II, Meditações e Orações

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s