24 horas para o Senhor – 7a. hora

24 horas para o senhor blogEspírito de amor e de partilha

O tempo quaresmal nos é dado a nós como Igreja e mediante a Igreja para nos purificarmos dos resíduos de egoísmo, de excessivo apego aos bens, materiais ou não, que nos mantém longe daqueles que têm direito sobre nós, principalmente os que fisicamente perto ou longe de nós, não têm a possibilidade de viver com dignidade a sua vida de homens e mulheres, criados à imagem e semelhança de Deus.

Deixem-se então penetrar pelo espírito de penitência e conversão, espírito de amor e partilha.  À imitação de Cristo, aproximem-se dos pobres, dos feridos e daqueles que o mundo rejeita.  Participem de tudo aquilo que se realiza em sua Igreja local, a fim de que os cristãos e todos os homens de boa vontade proporcionem a cada um dos seus irmãos os meios, inclusive materiais, de viverem dignamente, de assumirem nas mãos a tarefa da própria promoção humana e espiritual e a de suas famílias.

Que as coletas quaresmais, e isto vale também para os países pobres, ajudem vocês a encontrarem meios para auxiliar, através da partilha, as Igrejas locais dos países ainda mais pobres a realizarem a sua missão de Bons Samaritanos para com aqueles pelos quais são diretamente responsáveis: os pobres, os famintos, as vítimas da injustiça e todos aqueles que ainda não podem ser os responsáveis pelo desenvolvimento próprio e das suas comunidades humanas.

Penitência, conversão, eis o caminho, não triste mas libertador, do nosso tempo da Quaresma.

E se vocês ainda se fizerem a pergunta: “Quem é o meu próximo?” leiam a resposta no rosto de Cristo e ouçam estas palavras: “Em verdade vos digo, todas as vezes que fizestes a um destes meus irmãos menores, a mim o fizestes.” (Mt, 25,40).

São João Paulo II, Meditações e Orações

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s