24 horas para o Senhor – 8a. hora

24 horas para o senhor blogDa cruz de Cristo, o exemplo da obediência

“Jesus Cristo humilhou-se, feito obediente até a morte , até a morte de cruz” (Fl 2,8).  Humilhou a Si mesmo;  se fez obediente.  São palavras que hoje parecem desatualizadas, quando há toda uma oposição sistemática à obediência, que é apresentada como uma humilhação própria personalidade, uma derrota da inteligência e da vontade, uma abdicação à própria dignidade humana, pregando-se autonomia, a revolta e a rebelião.

Do contrário, o próprio Jesus nos deu exemplo de obediência até a morte de cruz.  Todos os Santos passaram através da provação, por vezes até mesmo heroica da obediência:  como Nossa Senhora, como São José, os quais não fizeram outra coisa senão obedecer à voz de Deus que os chamava para uma missão bem sublime, mas ao mesmo tempo desconcertante e misteriosa!

Por que vocês devem obedecer? Antes de mais nada porque a obediência é necessária no quadro geral da Providência:  Deus não nos criou ao acaso, mas para uma finalidade bem clara e linear: a sua história eterna e a nossa felicidade.  Todos aqueles que têm responsabilidade sobre nós, devem em nome de Deus, ajudar-nos a alcançar o fim determinado pelo Criador.  Além disso, a obediência externa ensina também a obedecer à lei interior da consciência, ou seja à vontade de Deus expressa na lei moral.

E de que maneira se deve obedecer? Com amor e também com santa coragem, sabendo com certeza que quase sempre a obediência é difícil, custa sacrifício, exige empenho e ás vezes implica até mesmo um esforço heroico.  É preciso olhar a Jesus Crucificado! É preciso também obedecer com confiança, convictos de que a graça de Deus nunca falta e que depois a alma é cumulada de imensa alegria interior.  O esforço da obediência vem recompensado com um constante contentamento interior.

São João Paulo II, Meditações e Orações

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s