Liturgia do Dia – 12/04/2017

mateus 26, 14-25“‘O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele.  Contudo, ai daquele que o trair.’ Aquele que o amou, que se assemelhou aos pobres e excluídos, que libertou os oprimidos, é subjugado , mas sua misericórdia triunfará.”

Primeira leitura:  Isaías 50, 4-9a

Salmo Responsorial: 68

Evangelho:  Mateus 26, 14-25

-*-

A primeira leitura de hoje  é um trecho do Terceiro Cântico do Servo de Javé.  Ele é um sábio, discípulo fiel que se coloca na condição de mestre, para ensinar a todos que graças a sua fé e o auxílio divino será capaz de suportar as perseguições.

Corroborada com o responsório, que retrata a fidelidade, a obediência e a confiança irrefutável em Deus, ainda que em situação de extremo sofrimento, são a primeira leitura e o salmo, retrato fiel do próprio Jesus, na sua Paixão, que fundamentam o momento em que Majestade de Deus se manifestará para o mundo inteiro.

O prenúncio da realização da profecia veterotestamentária mais uma vez se estabelece no cenário que o Evangelho destaca: a presença de Jesus em torno da mesa com os seus, o momento da refeição, símbolo da comunhão de sentimentos e de vida, que mais uma vez é paradoxal à traição premeditada.

Toda liturgia deste dia, pede perseverança e firmeza nos momentos difíceis da missão:  Jesus sabe que um dos seus discípulos vai traí-lo e o traidor é aquele que põe a mão no prato com ele, ou seja, é aquele que conviveu com Jesus, que tem proximidade, que é amigo. É aquele que poderia muito bem ter aproveitado a amizade de Deus, a confiança de Jesus, o dom do Espírito Santo, mas infelizmente não o quis. E é a respeito deste que Jesus diz: ai daquele que trair o Filho do Homem… !

Amanhã iniciará o Tríduo Pascal para toda a Igreja.

Libertai-vos do jugo do pecado!

Convertei-vos e crede no Evangelho!

Michelle Neves – Ministra do Acolhimento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s