Liturgia do Dia – 15/06/2017 (Solenidade de Corpus Christi)

João 6, 35-40“A Palavra nos aponta para a verdadeira liberdade, e se opõe à escravidão e opressão. Chama-nos à partilha e à vida: ‘Aquele que come este pão viverá para sempre'”.

Primeira leitura:  Deuteronômio 8,2-3.14b-16a

Salmo Responsorial:  147

Segunda leitura:  1Coríntios 10, 16-17

Evangelho:  João  6, 51-58

-*-

Meditação para a Solenidade do Corpo de Deus

Por Dom Henrique Soares da Costa, Bispo Diocesano de Palmares/PE

“Hoje a Igreja te convida: ao Pão vivo que dá Vida vem com ela celebrar!” – Caríssimos irmãos, é, precisamente, este o sentido da hodierna solenidade: celebrar, proclamar, professar, expressar a nossa fé inabalável na presença real do Cristo morto e ressuscitado nas espécies, isto é, nas aparências, eucarísticas!

Eis a nossa fé: cremos com todo o nosso coração e com toda a nossa mente que, nas espécies eucarísticas oferecidas como Sacrifico de Cristo – sacrifico único, perfeito, eterno – o Senhor Jesus está realmente presente no Seu Corpo e no Seu Sangue, alma e divindade, tão perfeito e real como está no Céu.
Ante o pão e o vinho consagrados, podemos cantar, como o povo cristão canta: “Deus está aqui! Ó vinde, adoradores, adoremos a Cristo redentor!” Eis: nas espécies consagradas já não há mais pão, já não há mais vinho: há somente o Corpo e o Sangue do Senhor morto e ressuscitado, todo no que era vinho, todo no que era pão. É Ele: adorável, amável, Vida para nossa vida!

Caríssimos, trata-se de um Mistério de fé que somente pode ser compreendido de joelhos! Trata-se de uma realidade concreta que somente pode ser apreendida se abrirmos o coração ao desígnio amoroso e salvífico de Deus!
Não há como perceber, não há como provar, não há como demonstrar cientificamente! Não podemos apreendê-lo, capturá-lo com nossa razão e nossos sentidos:
o paladar falha, pois saboreia pão e vinho;
o tato falha, pois pega pão e vinho;
a visão falha, pois enxerga pão e vinho;
o olfato falha, pois cheira pão e vinho…
Somente pelo ouvido, que crê o que escuta, podemos perceber o Mistério; somente a audição não falha: “Isto é o Meu Corpo; isto é o Meu Sangue! Eu sou o Pão vivo descido do Céu. O pão que Eu darei é a Minha Carne dada para a Vida do mundo!” Eis, que mistério tão grande: o pão que Cristo dá é a carne dada, a carne sacrificada, entregue na cruz, para a vida do mundo! Que mistério! Que amor!

Os judeus entenderam, os judeus contestaram, os judeus se escandalizaram, muitos judeus O abandonaram! Infelizmente, há cristãos que não entendem, que contestam, que se escandalizam e não comem nem bebem a Vida que dura eternamente!

Mas, Jesus insiste: “Em verdade, em verdade os digo: se não comerdes a Carne do Filho do Homem e não beberdes o Seu Sangue, não tereis a Vida em vós! Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue tem a Vida eterna e Eu o ressuscitarei!”
– São palavras impressionantes, quase que inacreditáveis: o Corpo e Sangue de Jesus devem ser comidos como fonte de Vida, pois são alimentos vivos e vivificantes! Não de qualquer vida, mas da Vida eterna, Vida plena, Vida de Deus!
Esta vida é o próprio Espírito Santo, que ressuscitou Jesus e que impregna Seu Corpo e Sangue nas espécies eucarísticas! Por isso, na comunhão, recebemos, comemos a Vida já agora e plantamos esta Vida para a ressurreição final! “Porque a Minha Carne é verdadeira comida e o Meu Sangue, verdadeira bebida. Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue permanece em Mim e Eu nele!”
– O que mais Jesus poderia dizer para deixar mais claro e patente que Sua presença na Eucaristia é realmente real? É “verdadeiramente comida, é verdadeiramente bebida!” “Como o Pai que Me enviou vive – é o Deus vivente e pleno de Vida -, e Eu vivo pelo Pai, o que come de Mim viverá por mim!” – Que dom, que graça: viver por Jesus, viver com a mesmíssima Vida que Jesus ressuscitado recebeu do Pai: viver daquela Vida escondida no pão e no vinho! Eis o dom que o Senhor faz de Si mesmo! E Jesus conclui, no Evangelho de hoje: Este é o Pão que desceu do Céu, não é um simples pão deste mundo! Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram!
O maná não dava a vida divina, o maná não era transfigurado pelo Espírito Santo, Senhor que dá a Vida! Aquele que come este Pão viverá eternamente, isto é, viverá divinamente, viverá a Vida do Eterno!”

Caríssimos! Na travessia do deserto da vida, o Senhor nos conduz entre humilhações e provas, que nos revelam quem somos, o que temos no coração… O Senhor não nos infantiliza, não nos livra dos embates da existência, mas permanece conosco: “Não te esqueças do Senhor teu Deus: Ele foi teu guia no vasto e terrível deserto. Foi Ele que fez jorrar água para ti da pedra duríssima e te alimentou no deserto com o maná que nem tu nem teus pais conhecíeis, para te mostrar que nem só de pão vive o homem, mas o homem vive de toda Palavra que sai da boca de Deus!”
Nos nossos desertos, nesse deserto da longa história humana, que a Igreja vai atravessando, sobretudo nestes tempos tão dolorosamente confusos, tão tristemente incertos, nutramo-nos desse Pão e bebamos da bebida que sai do Cristo, nossa Rocha! Este Alimento verdadeiro, de Vida verdadeira, ei-lo no altar: “O cálice que abençoamos é a nossa comunhão com o Sangue de Cristo. O pão que partimos é a nossa comunhão com o Corpo de Cristo!” Comunguemos, pois, com Ele: comunguemos no Sacramento, no afeto, nas escolhas, nas situações da vida, nas certezas, na morte e na Vida eterna!

“Bom Pastor, Pão de verdade,/ piedade Jesus, piedade, / conservai-nos na unidade, / extingui nossa orfandade,/ transportai-nos para o Pai.
Aos mortais dando comida,/ dais também o Pão da Vida;/ que a família assim nutrida/ seja um Dia reunida/ aos convivas lá do Céu”. Amém.

Obs: “Corpo de Deus” – assim esta Solenidade era chamada no Junqueiro da minha infância! Título provocativo, ousado, louco, de santa loucura, de quem crê efetivamente que, em Jesus nosso Senhor, Deus mesmo, pessoalmente, Ele e não outro, fez-Se matéria, fez-Se carne, fez-Se homem e, assim, deu-Se a nós como Vida de nossa vida!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s