O Ministério

Ministério do AcolhimentoMinistério do Acolhimento

O acolhimento cristão perpassa o olhar de Cristo, o Deus Conosco, que teve compaixão do povo disperso, necessitado de repouso e direção. Assim, o Ministério do Acolhimento é formado por discípulos que acima de tudo creem que a salvação e a felicidade plena são possíveis a partir da adesão à mensagem de amor trazida pelo Evangelho, aos Sacramentos e e pela obediência ao Magistério da Igreja.

Os discípulos/missionários que servem no Ministério do Acolhimento, agem na comunidade com intuito de auxiliar os fiéis a melhor vivenciarem as celebrações litúrgicas, olhar o outro e testemunhar Cristo em seu dia-a-dia, buscam reconduzir à Igreja aqueles que se afastaram ou tendem a se afastar dela e, apresentar o amor de Deus por sua Igreja, Corpo de Cristo, aos que não o conhecem ou não o experimentaram.  Tem como objetivo principal propagar o acolhimento cristão como um valor social a ser seguido por homens e mulheres de bem, independente da fé que professam.

Os Ministros e Agentes (aqueles que aguardam a investidura) reconhecem em Maria o mais expressivo exemplo de acolhida dos desígnios de Deus, são adeptos à formação bíblica permanente, estão atentos aos ensinamentos diários do Santo Padre, do Cardeal Arcebispo e dos Padres que direcionam a comunidade na peregrinação terrestre, de forma que, no exercício também de suas atividades cotidianas, possam melhor contribuir para o anúncio da Boa-Nova e a vida comunitária.

No âmbito da Paróquia São Paulo Apóstolo, atendem paroquianos e transeuntes que necessitam de orientação, informações e apoio, promovem semanalmente o chamado “Encontros de Acolhimento” onde temas do dia-a-dia são refletidos à luz da fé,  estimulam a prática da lectio divina, a comunhão diária e a oração constante. Organizam a Jornada Mariana, que acontece há dois anos, sempre em maio, na semana em que se comemora a Aparição de Nossa Senhora de Fátima, os espaços de formação temática, além de confeccionar os murais convencionais e digitais da comunidade.  A partir de dezembro de 2015, passou a ser responsável pela organização do Terço da Misericórdia, que acontece todas as sextas-feiras, às 15 horas. Todas as atividades desenvolvidas visam alcançar o objetivo de sua ação missionária.

O Ministério do Acolhimento abraça todas as Pastorais, Movimentos, Grupos, Associações e Ministérios da Igreja Católica Apostólica Romana, encorajando, no âmbito da Paróquia São Paulo Apóstolo, a unicidade e a expansão evangelizadora a partir do acolhimento cristão, inclusive através de propostas de animação pastoral comunitária como ocorreu, por exemplo, na acolhida imagens e relíquias de santos, em parceria com diversos setores da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

A formação dos agentes é permanente e conta ainda com publicações do Blog Ministério do Acolhimento (https://acolhimento.wordpress.com), idealizado, dirigido pela coordenadora Ministra Michelle Neves, a qual também é a mantenedora do canal, e cuja formação em Teologia, a nível eclesial, ocorreu pelo Instituto Superior de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

As inspirações bíblicas para construção e fortalecimento da espiritualidade dos ministros e agentes do acolhimento, são, dentre outras, as seguintes:

Lucas 19, 1-10; João 4, 7-42; Romanos 8, 14-17; Romanos 15, 7-13; 1Coríntios 12, 4-11; Efésios 4, 1-18; Colossenses 2, 6-8; 2 Timóteo 3, 14-17.

Acolhemos de Santo Antônio Maria Zaccaria, para nossa missão comunitária, o seguinte ensinamento:

“Só uma coisa faz você adquirir e aumentar o amor de Deus e crescer neste amor; além disso, faz com que ele apareça claramente, quando, de fato, existe em você. Quer saber o que é? É o amor ao próximo!” (20418 – Sermão 4)

Anúncios